Terapia Relacional  Sistêmica;

Psicologa: Morgana M. Amaral
CRP: 41381

Descrição:
A Terapia Relacional Sistêmica é uma proposta de trabalho terapêutico com famílias, casais e indivíduos e grupos. Hoje considerado mais que uma terapia é um processo de aprendizagem, onde o cliente experimenta novas percepções do mundo, descobre seus pontos fortes e se desenvolve no âmbito pessoal e profissional. 

Os principais pontos fortes deste processo são as mudanças de percepção, que podem ser extremamente poderosas e transformar totalmente a visão de vida do cliente. A terapia Relacional Sistêmica é uma relação de aprendizado e desenvolvimento que usa como base as técnicas e padrões relacional com os membros familiares, estando presente ou não, assim ajudar auxilar o cliente que está insatisfeito com seu estado atual a atingir um estado desejado. 

Terapia Individual Sistêmica ( e Terapia Familiar):

O indivíduo sente que está mal e não consegue entender nem superar o estado de paralisação em que se encontra. Percebe que precisa de ajuda, há o desejo de conhecer mais profundamente seus conflitos e caminhar para uma mudança.
A Terapia Relaciona Sistêmica em sua origem dirigia-se exclusivamente ao atendimento de famílias. Ao longo do tempo, com desenvolvimento teórico, técnico e clínico, a abordagem sistêmica foi se reestruturando para atender clinicamente o sistêmica individual.
No atendimento individual, as  histórias  familiares  fornecem o nexo dos  fenômenos e constituem  os  recursos terapêuticos. “O espelho familiar vai circulando através das diferentes gerações de uma família, constituindo-se em elo entre passado e futuro.” (Gomel).  Desta forma, parte-se de algo que é “interno” para o indivíduo e o relaciona com algo que acontece entre as pessoas. “Forças  transgeracionais  exercem uma influência crítica  sobre  as  relações intimas atuais.” (Framo).  Consideram-se todas as informações levando-se em conta três gerações da família.
O foco da terapia é favorecer o auto conhecimento e possibilitar a descoberta de saídas para o impasse em que o indivíduo se encontra (processo de autonomia e mudanças de pautas disfuncionais).

Terapia Relacional Sistêmica Para Casais:


 A Terapia Familiar e de Casal trabalha para uma melhor compreensão e vivência do
      relacionamento.

      Numa visão geral, procuramos juntos compreender :

      O que está acontecendo com o casal e a família;
      Quais as principais queixas e recursos;
      O que os problemas significam para cada um dos seus membros;
      Quais os comportamentos que reforçam as dificuldades;
      Quais os comportamentos  melhoram o relacionamento;
      Qual a contribuição de cada um para a manutenção da dificuldade e da melhoria;
      Quais os objetivos de cada um em relação à terapia;
      Qual o contexto do casal e da família atual ;
      Quais as influências  da família de origem;
      Que reflexões e ações precisam ser melhor ativadas.

Terapia Relacional Sistêmica Familiar:

A Teoria da Terapia familiar está fundamentada no fato de que o homem não é um ser isolado, mas um membro ativo e reativo de grupos sociais. O indivíduo é um sistêmica, que por sua vez é um subsistema de um sistema maior que é a família, que por sua vez é um subsistema de um sistema maior que é a sociedade.

O indivíduo influencia o seu contexto, e é por ele influenciado, este indivíduo que faz parte de uma família, membro de um sistema social, ao qual deve se adaptar. Suas ações são governadas pelas ações do sistema, e estas características incluem os efeitos de suas próprias ações passadas.

O objetivo básico da Terapia Relacional Sistêmica, é trabalhar mudanças para uma melhor qualidade de vida, modificando comportamentos e processos psíquicos internos de uma estrutura familiar. É uma terapia voltada para o sistema, no qual o indivíduo está inserido. Neste sentido, terapeuta e família se associam para formar um sistema terapêutico. Sendo uma terapia de ação, trabalha-se a mudança no funcionamento da dinâmica do sistema familiar, de maneira a intensificar o crescimento psicossocial de cada membro. A família modificada oferece a seus membros novas circunstâncias e novas perspectivas de si mesmos.
"o objetivo da terapia é abrir novas possibilidades oportunizando uma mudanças para melhor, é impossível tratar o sistema sem que se produza uma mudança básica na situação, nas relações e inter-relações do cliente". (Nascimento apud Assis )
A família é um sistema aberto, em transformação, um conjunto de padrões aos quais os membros interagem, como também regulam o comportamento dos membros da família.

Benefícios: 

1- Transformação de comportamentos, ações e reações. 
2-  Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
3- Libertação de traumas do passado.
4-  Relacionamento pessoais e profissionais mais qualitativos.  
5- Libertação de medos e fobias 
6- Perdão a si mesmo e aos outros. 
7- Descoberta e desenvolvimento de habilidades e competências como: Criatividade, poder de decisão, auto estima, autenticidade, comunicação, disciplina, coragem, determinação, auto confiança e flexibilidade. 

Contato inicial sem compromisso (gratuito): 
Caso o cliente não conheça o trabalho e quera saber sem compromisso, é possível marcar um contato inicial de 20 ou 30 minutos para uma apresentação pessoal da terapia relacional sistêmica. (este agendamento depende da disponibilidade de vagas) 

INFORMAÇÕES; 21- 8123-6365

Comentários