ARTIGOS


“Se não podemos ver claro, ao menos vejamos

claramente as obscuridades”

Sigmund Freud
(Inibição, sintoma e angústia, 1926)


Psicóloga Individual- Casal - Família
Morgana M. Amaral
CRP: 41381
Tel: 21- 3474-0325
Tel: 21- 8123-6365



ESPAÇO CRESCER PAIS & FILHOS

O que é a Espaço crescer pais & filhos.
O espaço crescer pais e filhos é um espaço de reflexão e orientação para pais e futuros pais que querem melhorar o relacionamento com seus filhos e participar ativamente da educação e do desenvolvimento destes. Através de palestras e vivências propõe uma reflexão sobre o papel educativo dos pais, transmitindo conhecimentos psicológico e psicopedagógicos, numa troca muito rica de experiências pessoais. O objetivo principal é ampliar a comunicação entre pais e filhos, propiciando uma interação mais harmoniosa e saudável entre os mesmos.
Como surgiu Espaço crescer pais & filhos.
Da necessidade das escolas e dos educadores de unirem forças com um único propósito que é a educação do aluno e de respectivos filhos.
Assim a psicologia relacional sistêmica (familiar) pode orientar tantos as escolas como também os educadores (pais ou responsável) a compartilhar medos, angústias, dúvidas, trocar idéias e saberes, encontrar apoio na resolução de problemas, ganhar mais autoconfiança, buscar uma relação equilibrada que lhes proporcione um bem estar e uma harmonia para o bom funcionamento familiar e escolar.

Como funciona Espaço crescer pais & filhos.
O espaço crescer pais & filhos acontecem de duas formas;
A 1ª Marca a Sessão inicial pelo telefone, esta sessão será realizada com os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente. Nesta sessão serão esclarecidos os motivos da busca de psicoterapia, apresentada a proposta de trabalho realizado o contrato de trabalho, onde conta o valor das sessões, forma de pagamento, etc.
A 2ª O espaço crescer pais & filhos acontece uma vez por mês, com duração de duas horas, de 19:30 às 21:30 horas, onde é criado um espaço para reflexão e partilha dos temas das palestras ministradas por profissionais das áreas de saúde, educação e afins.

Objetivos da Espaço crescer pais & filhos.
Fornecer informação sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente;
Ouvir, informar e orientar os pais sobre o desenvolvimento e a educação de seus filhos;
Promover o desenvolvimento do autoconhecimento e aumentar a confiança em si mesmo bem como a capacidade de relação dos pais com os filhos;
Promover o treino de competências para a resolução de problemas familiares;
Promover e fortalecer relações mais saudáveis e positivas tanto no interior da família como fora dela na formação de verdadeiros cidadãos;
Possibilitar a manutenção do ambiente familiar saudável e favorável ao crescimento e desenvolvimento de todos os seus membros;
Atender solicitações de apoio e acompanhamento e encaminhar atendimento psicoterapêutico e/ou psicopedagógico quando necessário;

Tema das palestras da Espaço crescer pais & filhos.
Texto modificado por Morgana M. Amaral



----------------------------------------------------

"Depressão e tristeza são sinônimos?"

Na sociedade atual, influenciada pelo ideal do bem-estar, podemos perceber uma confusão significativa entre tristeza e depressão.
A tristeza é um sentimento que faz parte de nossa condição humana, sendo importante vivenciá-la; é através dela que entramos em contato com situações frustrantes e experiências dolorosas que a vida nos apresenta.
É importante não interpretar a tristeza como um fracasso ou fragilidade, ela é uma expressão necessária em muitos momentos da vida e, quando pode ser vivenciada, permite a elaboração de alguns conflitos e superação da crise.
No caso da depressão, devemos nos preocupar, pois é um estado de humor que tende a paralisar a pessoa, podendo vir acompanhada de vários sintomas: diminuição do prazer, alterações no sono (insônia ou hipersonia), dificuldade de manter a atenção, apatia, alterações no apetite, choro constante, isolamento social, dificuldade para trabalhar, impossibilidade de ir à escola.
Os pacientes acometidos pela depressão referem também uma dificuldade na realização de atividades diárias, que são, por vezes, simples (como cuidar da casa, tomar banho).
O grau desta falta de disposição, a variação dos sintomas e a freqüência definem a gravidade do caso. Na extremidade da depressão estão aqueles que expressam pensamentos, idéias e atos suicidas representando os mais preocupantes.
A depressão pode ser tratada através de terapia e, em casos mais graves, a medicação pode ser importante até que os sintomas tornem-se menos intensos e impeditivos para a pessoa.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esposa Surda 
                                                                                                                             
                                                                                                                                              Imagem Google. 

Qual o problema de sua esposa?
- Surdez. Não ouve quase nada.
- Então o senhor vai fazer o seguinte: antes de trazê-la, faça um teste para facilitar o diagnóstico. Sem ela olhar, o senhor, a certa distância, fala em tom normal, até que perceba a que distância ela consegue ouvi-lo. E quando vier – diz o médico – dirá a que distância o senhor estava quando ela o ouviu. Está certo?
- Certo, combinado então.
À noite, quando a mulher preparava o jantar, o marido decidiu fazer o teste.
Mediu a distância que estava em relação à mulher. E pensou: “Estou a 15 metros de distância. Vai ser agora”.
- Maria, o que temos para jantar? – não ouviu nada. Então aproximou-se a 10 metros.
- Maria, o que temos para jantar? – nada ainda. Então, aproximou-se mais 5 metros.
- Maria, o que temos para jantar? – Silêncio ainda.
Por fim, encosta-se às costas da mulher e volta a perguntar:
- Maria! O que temos para jantar?
- Frango, droga ….. É a quarta vez que te respondo!
Muitas vezes achamos que o problema ocorre com os outros, quando na realidade o problema é nosso, só nosso…
Autor desconhecido



Comentários