Transtornos depressivos em crianças e adolescentes.

 



Transtornos depressivos em crianças e adolescentes.


Transtornos depressivos são caracterizados por tristeza e irritabilidade suficientemente graves ou persistentes para interferir na atividade normal ou provocar um distúrbio considerável. O diagnóstico é por história e exame. O tratamento é com antidepressivos, terapia de suporte e cognitivo-comportamental ou uma combinação desas modalidades.


Os transtornos depressivos em crianças e adolescentes incluem


·       Transtorno disruptivo da desregulação do humor

·       Transtorno depressivo maior

·       Transtorno depressivo persistente (distimia)

O termo depressão é muitas vezes usado vagamente para descrever o humor para baixo ou desencorajado que resulta de decepções (p. ex., doença) ou perdas (p. ex., a morte de uma pessoa querida). Entretanto, esses humores negativos, ao contrário da depressão, ocorrem em surtos que tendem a estar associados a pensamentos ou lembranças do fato desencadeador, desaparecem quando as circunstâncias ou eventos melhoram, podem ser intercalados por períodos de emoção e humor positivos, e não são acompanhados de sentimentos difusos de inutilidade e autoaversão. O humor para baixo geralmente dura dias, ao contrário de semanas ou meses; pensamentos de suicídio e perda funcional prolongada são muito menos prováveis. Esses humores negativos são mais apropriadamente chamados de desmoralização ou pesar. Mas eventos e estressores que causam desmoralização e pesar também podem precipitar um episódio depressivo maior.

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Sinais de sintomas dos transtornos depressivos.

As manifestações básicas dos transtornos de depressão em crianças e adolescentes são semelhantes àquelas em adultos, mas estão relacionadas a preocupações típicas das crianças, como tarefas escolares e brincadeiras. As crianças podem ser incapazes de explicar seus sentimentos íntimos. A depressão deve ser considerada quando o desempenho próprio da idade é ruim na escola, ocorre isolamento social ou cometem atos de delinquência.

Em algumas crianças com um transtorno depressivo, o estado de humor predominante é a irritabilidade em vez da tristeza (uma diferença importante entre as formas infantis e adultas). A irritabilidade associada à depressão infantil pode manifestar-se como comportamento hiperativo, agressivo e antissocial.

Os distúrbios do humor podem ocorrer em crianças com retardo mental, mas podem manifestar-se como sintomas somáticos e distúrbios comportamentais.


Transtorno disruptivo da desregulação do humor

 

O transtorno disruptivo da desregulação do humor envolve irritabilidade persistente e episódios frequentes de um comportamento que é muito fora de controle, com início entre os 6 a 10 anos de idade. Muitas crianças também têm outros transtornos, particularmente transtorno desafiador opositivotranstorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) ou transtorno de ansiedade. O diagnóstico não é feito antes dos 6 anos ou depois dos 18 anos de idade. Quando adultos, os pacientes podem desenvolver depressão unipolar (em vez de bipolar) ou um transtorno de ansiedade.

As manifestações incluem a presença dos seguintes por ≥ 12 meses (sem um 

As explosões e o humor exasperado deve ocorrer em 2 de 3 ambientes (em casa ou na escola, com colegas).


Transtorno depressivo maior


Transtorno depressivo maior é um episódio depressivo discreto que dura ≥ 2 semanas. Ocorre em cerca de 2% das crianças e 5% dos adolescentes. Transtorno depressivo maior pode primeiro ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum depois da puberdade. Sem tratamento pode haver remissão em 6 a 12 meses. O risco de recorrência é maior em pacientes que têm episódios graves, que são mais jovens ou que tiveram vários episódios. A persistência dos sintomas depressivos mesmo leves durante a remissão é um forte preditor de recorrência.

Para o diagnóstico, ≥ 1 dos seguintes deve estar presentes na maior parte do dia quase todos os dias durante o mesmo período de 2 semanas:

·       Sentir-se triste ou outras pessoas acharam que se está triste (p. ex., choroso) ou irritável

·       Perda de interesse ou prazer em quase todas as atividade (frequentemente expressa com ar de profundo aborrecimento)

               Além disso, dos seguintes devem estar presentes:


·       Perda ponderal (em crianças, incapacidade de ganhar o peso esperado) ou diminuição ou aumento do apetite

·       Insônia ou hipersonia

·       Agitação ou atraso psicomotor observado por outros (não autorrelatado)

·       Fadiga ou perda de energia

·       Diminuição da capacidade de pensar, concentrar-se e fazer escolhas

·       Pensamentos recorrentes de morte (não apenas medo de morrer) e/ou planos ou ideação suicida

·       Sentimentos de inutilidade (isto é, sentir-se rejeitado e mal-amado) ou culpa excessiva ou inapropriada

A depressão maior em adolescentes é um fator de risco para insucesso acadêmico, abuso de substâncias e comportamento suicida. Enquanto deprimidos, crianças e adolescentes tendem a progredir muito pouco academicamente e perdem importantes relacionamentos entre seus pares. Na depressão muito grave, podem surgir sintomas psicóticos.


Transtorno depressivo persistente (distimia)


A distimia é humor deprimido ou irritável persistente que dura a maior parte do dia na maioria dos dias do ano por mais de 1 ano, associado a ≥ 2 dos seguintes:

·       Baixo apetite ou comer em excesso

·       Insônia ou hipersonia

·       Baixa energia ou fadiga

·       Baixa autoestima

·       Baixa concentração

·       Sentimentos de desespero

Os sintomas podem ser mais ou menos intensos do que os de um transtorno depressivo maior.

Um episódio depressivo pode ocorrer antes do início ou durante o primeiro ano (isto é, antes de ser atendido o critério de duração para transtorno depressivo persistente).

 

Diagnóstico dos transtornos depressivos


·       Avaliação clínica

O diagnóstico dos transtornos depressivos baseia-se nos sinais e sintomas, incluindo os critérios listados acima.

Fontes de informação incluem entrevista com a criança ou adolescente e informações dos pais e professores. Diversos questionários breves estão disponíveis para rastreio. Eles ajudam a identificar alguns sintomas depressivos, mas não podem ser usados isoladamente para o diagnóstico. Questões fechadas específicas ajudam a determinar se os pacientes têm os sintomas exigidos para o diagnóstico da depressão maior, com base nos critérios do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5).

 

Tratamento dos transtornos depressivos

 

·       Medidas conjuntas dirigidas à família e à escola

·       Geralmente antidepressivos mais psicoterapia para os adolescentes

·       Para os pré-adolescentes, psicoterapia seguida, se necessário, de antidepressivos

Ao lado do tratamento, devem ser instituídas medidas apropriadas na família e na escola para melhorar seu desempenho e fornecer acomodações educacionais apropriadas. Nas crises agudas pode ser necessária a hospitalização, principalmente se forem identificadas tendências suicidas.

Para os adolescentes (como para os adultos), uma combinação de psicoterapia com antidepressivos funciona melhor do que tratamentos isolados. A situação do pré-adolescente depressivo é menos clara. A maioria dos médicos optam por psicoterapia em crianças pequenas; entretanto, pode-se utilizar fármacos nestas crianças (pode-se usar fluoxetina em crianças ≥ 8 anos), especialmente quando a depressão é grave ou não respondeu previamente à psicoterapia.

 

Referência geral

·       1. LeMoult J, Humphreys KL, Tracy A, et al: Meta-analysis: Exposure to early life stress and risk for depression in childhood and adolescence. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry 59(7);842-855, 2020. doi: https://doi.org/10.1016/j.jaac.2019.10.011


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