INFIDELIDADE / TERAPIA DE CASAL

 INFIDELIDADE: IMPASSES E IMPACTOS 


    O casal, ou um de seus membros, procuram a terapia de casal frente ao efeito devastador da descoberta, revelação, ou confirmação de uma suspeita recente, ou antiga de infidelidade. Geralmente, o período da descoberta é descrito como um terremoto, que tira tudo do lugar, e os clientes podem chegar à terapia de forma totalmente desorganizada, vivendo intensas emoções, cheios de culpa, mágoas e raiva. São frequentes os desejos ambievalentes de reparação e recontrução do vínculo, e os de desesperança e insegurança quanto à possibilidade de voltar a recuperar a confiança perdida. 
O casal precisa considerar o período da crise que seus membros estão passando, e evitar hipóteses precipitadas de patologias pessoais ou de padrão relacional disfuncional. 
Cabe a nós terapeuta ter recursos teriocos e técnicos para ambos os cônjuges em sua dor espeficifa, criar um ambiente de confiança e insento de julgamento. 
O casal muitas vezes se encontra-se na fase da negação, da raiva, da acusação e da busca de culpados, da barganha, ou pode estar na fase da aceitação da dor e da perda, da superação e definição de novas metas para si e para a relaçao. 
Também é comum um de seus membros estarem em fases diferentes do outro. por isso a importancia de uma ajuda profissional. 
O contexto da infidelidade e a perda de confiança e a busca de culpados são bastante frequentes. Geralmente a intensidade da dor é proporcional à importancia do valor considerado quebrado e desrespeitado. 
Então antes mesmo de tomar uma decisão procure ajuda especializada que possa ajudar vocês entenderem qual o motivo que levou para que uma terceira pessoa possa entrar na vida do casa. 

Comentários